08/04/2011

A IMPORTÂNCIA DO ASSOCIATIVISMO


Domingo próximo (10), o Bairro João XXIIII deverá eleger nova diretoria para sua Associação de Moradores.

O professor Liszt Vieira afirma que, se não priorizarmos "nossas obrigações cívicas em relação a nossos direitos individuais, não deveremos nos surpreender se encontrarmos nossos próprios direitos individuais solapados".

As Audiências Públicas tratam de “obrigações cívicas”. 

A Audiência Pública em que o Poder Executivo prestou contas, demonstrou e avaliou os relatórios de metas fiscais de um orçamento superior a R$ 170 milhões, que envolve a vida de 100.861 pessoas, foi realizada, em 23.02.11, com a presença de somente 4 (quatro) cidadãos.
De acordo com Liszt, portanto, nós, os muriaeenses, não deveremos nos surpreender se, em algum momento de nossas vidas, encontrarmos nossos próprios direitos individuais solapados.

E o associativismo é a melhor forma de, democraticamente, priorizarmos nossas “obrigações cívicas”. Referindo-se à democracia nos Estados Unidos, Alexis Tocqueville (1805-1859) escreveu:

Se os homens que vivem nos países democráticos [...] não adquirissem o costume de se associar na vida ordinária, a própria civilização estaria em perigo. Para que os homens permaneçam ou se tornem civilizados, é necessário que entre eles a arte de se associar se desenvolva e se aperfeiçoe na mesma proporção que a igualdade de condições cresce.